loader

Exames e Serviços

Confira abaixo os exames realizados pelo Instituto de Biomedicina do ABC

Pesquisar Exame

Utilidade


Usado para diagnosticar uma infecção ativa ou para determinar se uma pessoa teve uma infecção anterior.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- Intervalo entre mamadas para lactentes.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


O cortisol é formado na glândula adrenal pela ação enzimática da 11
beta hidroxilase sobre o 11-desoxicortisol. Quando há uma deficiência
dessa enzima, há um aumento na secreção do ACTH. Os níveis de 11-
desoxicortisol aumentam, podendo produzir hipertensão e secreção
aumentada de andrógenos (virilização vista na hiperplasia adrenal
congênita). Essa anormalidade representa cerca de 5% dos casos de
hiperplasia adrenal congênita. Elevações acentuadas de 21-
desoxicortisol (como ocorre nos casos de deficiência da 21-
hidroxilase) podem aumentar os níveis aparentes do composto S. tos.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 4 horas ou conforme orientação médica.

Utilidade


Mutação S65C para Hemocromatose Hereditária.

 

Material


Sangue total em EDTA

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


Diagnóstico de infecção aguda pelo vírus do sarampo; confirmação de soroconversão após vacinação, quando indicado.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


O sarampo é causado por um paramixovirus. Apresenta incubação de uma a duas semanas e manifesta-se com febre, rinorréia, tosse, conjuntivite e rash cutâneo maculopapular por sete dias e sinal de Koplic. A sorologia é o método diagnóstico mais utilizado. Imunoglobulina M (IgM) é detectada dentro de 3 a 4 dias após início dos sintomas clínicos e persiste por 8 a 12 semanas. IgG é detectável dentro de 7 a 10 dias do surgimento do quadro clínico e permanece elevada por toda a vida. Após vacinação, IgM é positiva na seguinte proporção: em 2% dos vacinados na primeira semana; 61% na segunda semana; 79% na terceira semana e 60% na quarta semana. IgM pode persistir por oito semanas após vacinação.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum de 8 horas


DOWNLOAD PDF

Utilidade

 

O Antígeno Carcinoma de Células Escamosas (SCC) é uma proteína estrutural citoplasmática pertencente à família dos inibidores de proteases. Sua concentração circulante pode estar elevada em Carcinomas de Células Escamosas de diferentes órgãos, como pulmão e colo uterino. A sensibilidade para o Carcinoma Pulmonar Não-Pequenas Células (NSCLC) varia de 15 a 55%. No carcinoma cervical de células escamosas, SCC é considerado o marcador de escolha. Seus níveis séricos se correlacionam com o tamanho e estágio tumoral, com a presença de doença residual após tratamento, doença recorrente ou progressiva, e com a sobrevida.
As concentrações de SCC pré-tratamento podem fornecer, ainda, informações quanto à necessidade de terapia adjuvante, já que níveis elevados estão associados à presença de metástases em linfonodos. Por outro lado, SCC não apresenta sensibilidade (principalmente em estágios iniciais) e especificidade suficientes para ser utilizado como teste de triagem. Níveis aumentados também são encontrados em doenças dermatológicas, pulmonares, renais e hepáticas.

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


Estes anticorpos são contra a proteína DNA topoisomerase I. Ocorrem em 75% dos pacientes com esclerose sistêmica progressiva na sua forma difusa (ESP). Podem ser encontrados em pacientes com fenômeno de Raynaud, antes do surgimento das manifestações clínicas da esclerose sistêmica.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum obrigatório de 8 horas.

 

Utilidade


Os testes sorológicos para COVID-19 são testes para detecção de anticorpos das classes IgA, IgM, e IgG produzidos pelo organismo após a infecção pelo Coronavírus 19. São exames que podem ser utilizados para auxílio diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


Os testes sorológicos para COVID-19 são testes para detecção de anticorpos das classes IgA, IgM, e IgG produzidos pelo organismo após a infecção pelo Coronavírus 19. São exames que podem ser utilizados para auxílio diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade

 


Sulfato de desidroepiandorsterona (DHEA-S) é o mais abundante androgênio supra-renal e também funciona como um neuroesteróide que é produzido pelo córtex adrenal. DHEA-S é um excelente indicador de produção de androgênio supra-renal. DHEA-S exibe somente fraca atividade androgênica, mas pode ser metabolizado para androgênios de mais atividade tais como testosterona e androstenediona. Concentrações séricas declinam com a idade e podem servir como um fator de prognóstico nas enfermidades críticas e progressão do câncer de mama. Níveis elevados de DHEA-S são encontrados no plasma de pacientes com tumores adrenais ou hiperplasia adrenal congênita. DHEA-S também pode estar levemente elevado em paciente com ovários policísticos. Tumores em homens que produzem hCG podem levar a níveis aumentados de DHEA-S testicular.


Material

 


Soro


Instruções

 


- Jejum aconselhável de 4 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


O selênio é um oligoelemento essencial. Após sua absorção, é rapidamente incorporado às proteínas. Os níveis séricos refletem exposição recente. Níveis em sangue total são, aproximadamente, 42% superiores aos séricos. A dosagem sérica é significativa e muito útil para o diagnóstico de sua toxicidade e deficiência, entretanto, em pacientes assintomáticos, pode-se encontrar uma grande faixa de variação dos níveis. Essa dosagem é realizada para monitorar o estado nutricional de selênio em pacientes com nutrição parenteral de longa duração, submetidos à ressecção de intestino e portadores de doenças de Crohn; avaliação de cardiomiopatia de causa intermediária e monitorização de crianças com acidemia propiônica; diagnóstico agudo da toxicidade.

 

Material


Tubo Trace (Branco)

 

Instruções


Carbamazepina, fenitoína e ácido valproico podem causar diminuição do selênio sérico. Corticóides e ácido ascórbico podem elevar as concentrações do selênio.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


A serotonina é sintetizada a partir do aminoácido triptofano através do intermediário 5-hidroxitriptofano (5-HTP). Em sua primeira passagem pelo fígado, 30% a 80% da serotonina é metabolizada predominante¬mente em ácido 5-hidroxindolacético (5-HIAA), que é excretado pelos rins.
As principais doenças associadas a elevação nas concentrações de serotonina são os tumores neuroectodérmicos, particularmente os derivados das células enterocromafins, como o tumor carcinoide.
Ligeiro aumento pode ser visto na síndrome de dumping, obstrução intestinal aguda, fibrose cística, infarto agudo do miocárdio. Alguns teratomas ou cistos dermóides benignos podem conter serotonina. Níveis baixos podem ser observados na Síndome de Down, fenilcetonúria não tratada e doença de Parkinson.
Alimentos ricos em triptofano ou serotonina, tabagismo, drogas (lítio, IMAO, metildopa, morfina, reserpina) podem acarretar resultados falso-positivos. Inibidores da receptação de serotonina podem ocasionar resultados falso-negativos.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- O paciente deverá permanecer 24 horas sem ingerir os alimentos relacionados, pois estes interferem no resultado: abacate, ameixa, banana, berinjela, chocolate, frutos secos, mexilhões, nozes, pickles, tomate.
- O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir os seguintes medicamentos conforme orientação do seu médico assistente: Paracetamol, Guafenesin, Imipramina, Inibidores da MAO, Lítio, Metildopa, Morfina, Naproxeno (Naprosyn), Reserpina.

Utilidade


Durante a gestação, uma pequena quantidade de células fetais podem atravessar a barreira placentária alcançando a corrente sanguínea da gestante. Baseado neste princípio, o teste de Sexagem fetal utiliza como material biológico amostra de sangue periférico materno para a determinação do gênero do feto. O teste não é recomendado para fins de diagnóstico de síndromes ligadas ao cromossomos sexuais. É um teste não-invasivo, possui índices de acerto superior a 99% quando coletado após a oitava semana de gestação. Por outro lado, em alguns casos o resultado pode ser inconclusivo. Isso pode ocorrer devido a limitações técnicas ou possíveis interferentes na amostra. Neste caso, será necessária uma nova coleta após o período de 15 dias para repetição do teste na nova amostra. Alguns medicamentos como anticoagulantes à base de heparina* podem inibir o teste, levando também a resultados inconclusivos.

 

Material


Tubo PPT (perolado)

 

Instruções

 

 - A coleta deverá ser realizada a partir da 8ª semana de gestação.

- Possui questionário de preenchimento obrigatório.
- Jamais suspender o uso do medicamento sem consentimento do médico para a realização deste teste.
- Obrigatório informar o DUM e a semana de gestação no ato do cadastro.

- Exame coletado em todas as unidades de segunda a sábado, respeitando o horário de cada unidade. Na central o exame é coletado todos os dias 24 horas por dia.

- Exame não realizado em gestação gemelar.

 


DOWNLOAD PDF

Utilidade


A concentração da SHBG no plasma é regulada, entre outros fatores, pelo balanço androgênio/estrogênio, hormônios da tireóide, insulina e dieta. É a proteína de transporte mais importante para estrogênios e androgênios no sangue periférico. A concentração de SHBG é o fator principal regulando suas distribuições entre os estados ligados à proteína e livres. As concentrações plasmáticas de SHBG são afetadas por um diferente número de doenças, encontrando-se altos valores no hipertireoidismo, no hipogonadismo, na insensibilidade androgênica e na cirrose hepática em homens. Baixas concentrações são encontradas no mixedema, hiperprolactinemia e síndromes de atividade androgênica excessiva. A medição da SHBG é útil na avaliação das desordens leves do metabolismo do androgênio e permite a identificação das mulheres com hirsutismo que são mais propensas a responder à terapia com estrógeno.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum aconselhável de 4 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade

Citometria e citologia: o líquido sinovial normal contém de 0-150 leucócitos/mL, com menos de 25% de neutrófilos. Contagens com menos de 3.000 leucócitos sugerem processo articular não inflamatório. Valores entre 3.000 e 75.000 leucócitos, com neutrófilos acima de 50%, sugerem artrite inflamatória ou induzida por cristais. Valores entre 50.000 e 200.000, com neutrófilos acima de 90%, são encontrados nas artrites sépticas. Leucócitos abaixo de 30% sugerem quadro não inflamatório.
Pesquisa de cristais com luz polarizada: a pesquisa de cristais no líquido sinovial pode ser útil na determinação da etiologia do quadro articular. Os microcristais podem ser encontrados no interior das células ou livres no líquido articular. Os cristais de monourato de sódio são encontrados na artrite gotosa, possuem forma de agulha e apresentam birrefringência negativa. Cristais de pirofosfato de cálcio são encontrados principalmente dentro de leucócitos e macrófagos na pseudogota, possuem forma rombóide e birrefringência positiva.

Material


Liquido Sinovial

 

Instruções


- Não realizamos a coleta do material pois trata-se de um procedimento médico.

Utilidade

Autoanticorpos são importantes marcadores diagnósticos da hepatite autoimune (HAI) e da colangite biliar primária (CBP).
Anticorpos antimúsculo liso são marcadores sorológicos da HAI tipo 1, e anticorpos anti-LKM-1 (liver-kidney-microsomal type 1 ? microssomal do fígado e rim) são marcadores sorológicos da HAI tipo 2.
Anticorpos anti-LC1 (liver cytosol type 1 ? citosol hepático tipo 1) são considerados o segundo marcador sorológico da HAI tipo 2. Estão presentes em até 30% dos pacientes com HAI tipo 2, frequentemente em associação com anticorpos anti-LKM1, mas podem ser o único anticorpo positivo em 10% dos casos. Anticorpos anti-LC1, em títulos baixos, podem ser detectados na hepatite C crônica, e na HAI tipo 1 em associação com FAN e/ou anticorpos anti-músculo liso.
A positividade para anticorpos anti-SLA/LP (soluble hepatic antigen/liver pancreas) recebe 2 pontos nos critérios simplificados para o diagnóstico da HAI, de 2008. Anti-SLA/LP pode ser o único marcador sorológico encontrado na HAI, estando presentes em 10 a 20% dos pacientes. Embora tenham sido descritos em alguns pacientes com hepatite C positivos para anti-LKM1, são considerados o autoanticorpo mais específico para HAI, estando associados com evolução mais grave e pior prognóstico.
Anticorpos antimitocôndria (AMA) são marcadores sorológicos da CBP. São detectados em mais de 90% dos pacientes, são parte dos critérios diagnósticos da doença e são altamente específicos. Eventualmente, resultado reagentes transitórios podem ser detectados em pacientes com hepatite e insuficiência hepática aguda de qualquer etiologia, e em raros indivíduos saudáveis, motivo pelo qual o exame deve ser solicitado preferencialmente para pacientes com quadro de colestase crônica de origem obscura. O principal alvo antigênico do AMA é a subunidade E2 do complexo piruvatodehidrogenase (PDH).
Cerca de 20 a 30% dos pacientes com CBP apresentam autoanticorpos detectados no teste IFI HEp-2 (FAN), porcentagem que chega a 50% nos pacientes com AMA negativo. Anticorpos anti-gp210, associados com o padrão nuclear envelope nuclear pontilhado (AC-12), e anticorpos anti-sp100 e anti-PML, associados com padrão nuclear pontilhado com múltiplos pontos isolados (AC-6), são parte dos critérios diagnósticos da CBP. Anticorpos anti-sp100 e anti-PML frequentemente coexistem na CBP. Como a presença concomitante de AMA pode dificultar a identificação do padrão AC-12, e o padrão AC-6 não é específico para anti-sp100/PML, recomenda-se a identificação destes autoanticorpos por imunoensaios específicos. Anticorpos anti-gp210 estão associados com evolução mais agressiva, maior incidência de carcinoma hepatocelular e de sobreposição HAI/CBP.

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade:

A atrofia muscular espinhal é uma doença com padrão de herança autossômico recessivo, que atinge as células do corno anterior da medula, caracterizada por fraqueza muscular progressiva e atrofia muscular com prejuízo de movimentos diversos. O aparecimento da fraqueza varia desde antes do nascimento até a adolescência ou início da idade adulta.

A doença é causada por deleções e/ou mutações homozigóticas no gene SMN1, localizado na região telomérica do cromossomo 5q13, sendo que o número de cópias de um gene semelhante a ele, SMN2, localizado na região centromérica do mesmo cromossomo, é o principal determinante da gravidade da doença. A análise por MLPA pode detectar até 98% das alterações patogênicas que afetam o gene SMN1 e definir o número de cópias do gene SMN2.

Material:

Sangue total EDTA

Instruções:

- Jejum não obrigatório.

- Exame realizado somente na central de segunda a quinta até as 11:00 horas.

 

 

Utilidade


Os testes sorológicos são utilizados como um dos critérios para confirmação de suspeita clínica da Doença de Chagas e triagem em bancos de sangue. Entretanto, alguns cuidados são necessários na escolha do método e sua interpretação. O Machado Guerreiro (Fixação de complemento) era o exame de escolha no passado, mas por apresentar baixa sensibilidade (60%), baixa especificidade e complexidade na sua execução, não mais deve ser utilizado. Os métodos Hemaglutinação, imunofluorescência e imunoensaio apresentam sensibilidade próximo a 100%. Tendo em vista a possibilidade de falso-positivos (leishmania, malária, sífilis, toxoplasmose, hanseníase, doenças do colágeno, hepatites) é recomendado que o soro seja testado em pelo menos dois métodos diferentes antes de aceito, pelo clínico assistente, a positividade da sorologia. A hemoaglutinação é utilizada para triagem devido sua praticidade e boa sensibilidade. Entretanto, tem especificidade inferior a imunofluorescência e ao imunoensaio enzimático. A imunofluorescência indireta IgG é exame sensível no diagnostico da Doença de Chagas. A imunofluorescência indireta IgM é útil para caracterizar fase aguda. Ambos apresentam menor reprodutibilidade que o imunoensaio enzimático (ELISA). O imunoensaio enzimático utiliza antígenos altamente purificados com maior sensibilidade (98 a 100%), maior especificidade (93 a 100%) e leitura mais objetiva. O imunoensaio de partículas em gel apresenta sensibilidade de 96,8% e especificidade de 94,6%. Ressalta-se que a Organização Mundial de Saúde preconiza o uso de pelo menos dois testes de diferentes métodos para o diagnóstico laboratorial da doença de Chagas.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


É o principal cátion intracelular, com concentração em torno de 150 mEq/L enquanto no nível sérico esta concentração está em torno de 4 mEq/L. Esta diferença é importante na manutenção do potencial elétrico da membrana celular e na excitação do tecido neuromuscular. Na urina ou soro, sua aplicação está relacionada aos níveis de aldosterona, na reabsorção de sódio e no equilíbrio ácido/base.
 

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.

Utilidade


O IGF-1 é um peptídeo produzido principalmente no fígado por estímulo
do hormônio de crescimento. Valores baixos são observados nos
extremos da idade (primeiros 5-6 anos de vida e na senilidade),
hipopituitarismo, desnutrição, diabetes mellitus, hipotireoidismo,
Síndrome de privação materna, atraso puberal, cirrose, hepatoma,
nanismo de Laron e alguns casos de baixa estatura com resposta ao GH
normal aos testes farmacológicos. Valores baixos são também
encontrados nos tumores de hipófise não funcionantes, no atraso
constitucional do crescimento e com a anorexia nervosa. Valores altos
ocorrem na adolescência, puberdade precoce verdadeira, gestação,
obesidade, gigantismo e acromegalia, retinopatia diabética.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

 

Utilidade:

O etilbenzeno é um intermediário químico de alto valor comercial, utilizado extensivamente nas indústrias química, petroquímica e farmacêutica, em diferentes aplicações, tais como solvente na fabricação de tintas e vernizes e como precursor de diversos outros produtos.
O estireno possui ação irritante de pele e mucosa, apresenta neurotoxicidade central e periférica, além de ser hepatotóxico e carcinogênico.
O Ácido Mandélico é o principal metabólito do estireno e também do etil benzeno. A relação Ácido Mandélico/Ácido Fenilglioxílico varia com a concentração ambiental, sendo maior em concentrações mais elevadas de Estireno. A determinação dos Ácidos Mandélico e Fenilglioxílico é realizada para a monitorização biológica de trabalhadores expostos a estireno. Níveis elevados destes metabólitos na urina indicam exposição ocupacional excessiva ao composto.

Material:

- Urina recente

Instruções

- Não é necessário jejum

Utilidade


Avaliação dos distúrbios hidroeletrolíticos e ácido básicos; diagnóstico diferencial entre oligúria pré-renal e renal.

 

Material


Urina 24 Horas

 

Instruções

Ao acordar pela manhã esvaziar a bexiga por inteiro, iniciar a coleta a partir da 2ª micção do dia, coletar todo o volume e todas as urinas rigorosamente no frasco fornecido pelo laboratório, finalizar a coleta com a primeira micção do dia seguinte, completando assim o ciclo de 24 horas.

Manter o frasco refrigerado durante o período da coleta, longe do congelador.

Frasco para coleta: Fornecido pelo laboratório, ou utilizar recipiente de água mineral sem gás e sem uso, a fim de evitar contaminações.

Não serão recebidas coletas realizadas em outros recipientes.

 Jejum não obrigatório.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O paciente deve manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.
- Ao término da coleta de urina, o cliente deve comparecer ao laboratório para a entrega da mesma e efetuar a coleta de amostra de sangue.

- Informar no momento do cadastro peso e altura.

- Mulheres: não realizar a coleta de urina no período menstrual..
- Investigar se o paciente seguiu as instruções corretamente ou se tem algum problema que cause excesso de urina, por exemplo: diabetes.

DOWNLOAD PDF

Utilidade

O Streptococcus pneumoniae é um dos mais importantes agentes de infecções do trato respiratório inferior e o principal microrganismo responsável por pneumonias adquiridas na comunidade e também por meningites bacterianas. 

Este teste é utilizado para avaliar a capacidade de resposta humoral de um indivíduo aos diferentes antígenos polissacarídeos dos 23 sorotipos de pneumococos patogênicos contidos na vacina contra o Streptococcus pneumoniae não-conjugada. A avaliação sorológica deve ser feita em amostras pareadas, colhidas antes e depois de ao menos 30 dias da vacinação. 

O teste empregado pesquisa a concentração individual de anticorpos dirigidos contra os sorotipos 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 (9N), 12 (12F), 17 (17F), 14, 19 (19F), 20, 22 (22F), 23 (23F), 26 (6B), 34 (10A), 43 (11A), 51 (7F), 54 (15B), 56 (18C), 57 (19A), 68 (9V), 70 (33F) de S. pneumoniae. Considera-se uma resposta humoral adequada e protetora a a soroconversão (>1,3 µg/mL) ou a elevação de duas a quatro vezes o nível basal de anticorpos contra pelo menos 50% dos sorotipos testados, após a vacinação. 

Os anticorpos são predominantemente da classe IgG2. A ausência de resposta contra um ou mais sorotipos pode caracterizar um quadro de deficiência de anticorpo específico (polissacáride) ou definir o diagnóstico de imunodeficiência comum variável.

Material

Sangue

Instruções

- Jejum mínimo de 8 horas

- Informar, no momento do atendimento, se é coleta pré ou pós vacina pneumocócica.

 

Utilidade:

As síndromes de Prader-Willi (SPW) e de Angelman (SA) são duas síndromes relacionadas com
atraso no desenvolvimento cognitivo. Resultam da perda física ou funcional de genes
regulados pelo imprinting dentro da região 15q11.2-q13. A SPW está associada à perda de
expressão de alelos paternos, enquanto que a SA está associada à perda de expressão de
alelos maternos. Aproximadamente 70 % dos pacientes de SPW apresentam deleção no
cromossomo paterno, 20-30 % dissomia uniparental materna e 1 % defeito de imprinting. Nos
pacientes de SA 70 % apresentam deleção no cromossomo materno, 6 % dissomia uniparental
paterna, 2-7 % defeito de imprinting, 4-10 % mutação do gene UBE3A e 10-12 % a etiologia é
desconhecida. Estudo de metilação proporciona um diagnóstico molecular em 99% dos afetados
de PWS e 80% dos pacientes com AS. A técnica de MS-MLPA (amplificação de múltiplas sondas
dependente de ligação) permite a discriminar entre deleções, dissomia uniparental e
defeitos de imprinting.
Genes estudados: UBE3A,SNRPN e GABRB3
Localização cromossômica: 15q11-q13

Material:

Sangue 

Instruções:

- Questionários para testes genéticos preenchido pelo médico.

- Exame não realizado sem pedido médico.