loader

Exames e Serviços

Confira abaixo os exames realizados pelo Instituto de Biomedicina do ABC

Pesquisar Exame

Utilidade:

Usada para triagem da Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) no Teste do Pezinho. A HAC apresenta um amplo espectro de incidência variando com o deficit enzimático específico. Cerca de 90 a 95% dos casos de HAC são devidos à deficiência da enzima 21-hidroxilase (21-OH), o que acarreta níveis elevados de 17 alfa-hidroxiprogesterona (17-OHP). Incidência no Brasil: 1:7500 nascidos vivos. O objetivo primordial da triagem é a detecção da forma clássica perdedora de sal. A possibilidade de encontrarmos valores falso-positivos ocorre principalmente em prematuros, recém-nascidos com baixo peso ao nascer e em crianças com doenças intercorrentes. A qualidade da coleta pode interferir nos resultados. A possibilidade de falso-negativo deve sempre ser considerada devido ao espectro clinico-laboratorial da HAC, sendo mais frequente em amostras colhidas nas primeiras 24 horas de vida. A Academia Americana de Pediatria sugere que o teste deva ser coletado até o 7º dia de vida da criança. Para os valores de referência atualmente utilizados, a sensibilidade desse teste é próxima a 100% com a especificidade maior que 99%.

Material:

Sangue (PKU)

Instruções:

Jejum:  Intervalo máximo entre as mamadas.

- A triagem neonatal deve ser coletada preferencialmente entre o 3° a 5° dia de vida, podendo ser realizada entre zero e 28 dias de vida.

- Recém-nascidos que receberam transfusão sanguínea antes da coleta da amostra para triagem neonatal devem repetir a coleta:
. 10 dias após a transfusão para os testes de TSH, Fenilalanina (PKU), Tripsina imunoreativa, Biotinidase, 17 OH Progesterona, e para triagem com dosagem de aminoácidos e acilcarnitinas por espectrometria de massas em tandem; 20 dias após a transfusão para análise de hemoglobinas.

Utilidade


O 3-alfa-androstanediol glicuronídeo é um metabólito do dihidrotestosterona produzido nos tecidos responsivos aos androgenios.
É um marcador da formação e ação androgênica periférica. Encontra-se aumentado nas mulheres com hirsutismo idiopático e nas portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos. Encontra-se reduzido no sexo masculino na deficiência da 5-alfa- redutase. A mais importante aplicação desse ensaio é nos estados de hirsutismo. É também considerado um marcador para o tratamento desses estados e da hiperplasia adrenal congênita.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


Os imunocomplexos circulantes não são normalmente expressos em indivíduos saudáveis, mas são rapidamente detectados em pacientes com artrite reumatóide e lupus eritematoso sistêmico durante doença ativa.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum obrigatório de 8 horas.

Utilidade


Cerca de 70% do ácido úrico é eliminado pelos rins. Esta dosagem é útil em pacientes com cálculos urinários para identificação daqueles com excreção urinária de urato aumentada. Álcool causa diminuição do urato urinário. Anti-inflamatórios, diuréticos e Warfarim podem interferir no resultado.

 

Material


Urina 24 Horas

 

Instruções

 

Ao acordar pela manhã esvaziar a bexiga por inteiro, iniciar a coleta a partir da 2ª micção do dia, coletar todo o volume e todas as urinas rigorosamente no frasco fornecido pelo laboratório, finalizar a coleta com a primeira micção do dia seguinte, completando assim o ciclo de 24 horas.

Manter o frasco refrigerado durante o período da coleta, longe do congelador.

Frasco para coleta:

Fornecido pelo laboratório, ou utilizar recipiente de água mineral sem gás e sem uso, a fim de evitar contaminações.

Não serão recebidas coletas realizadas em outros recipientes.

 Jejum não obrigatório.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O paciente deve manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob orientação médica.

- Informar no momento do cadastro peso e altura.

Utilidade


ADA é uma enzima que catalisa a conversão da adenosina e inosina, participando do processo
de diferenciação e proliferação de linfócitos. Níveis elevados da ADA são indicadores
indiretos de tuberculose meníngea, pericárdica e peritoneal. No líquido pleural tem
sensibilidade de 99% para diagnóstico de tuberculose; No líquor tem sensibilidade de 90% e
especificidade de 94%; No líquido pericárdico tem sensibilidade de 99% e especificidade de
83%; No líquido ascítico tem sensibilidade de 95% e especificidade de 96%; A dosagem da
ADA no soro não tem valor diagnóstico. Resultados falso- negativos podem ocorrer em
pacientes com SIDA. Níveis elevados também podem ser encontrados em infecções bacterianas,
criptocóccicas e neoplasias. Esta dosagem não substitui a biópsia no diagnóstico de tuberculose.

 

Material


Líquidos Cavitários (Pleural/Ascitico/Pericardio)

 

Instruções


- Não realizamos a coleta de líquidos, pois trata-se de um procedimento médico.

Utilidade

Haemophilus influenzae são bastonetes gram-negativos pleomórficos que comumente colonizam e infectam o trato respiratório humano.
A espécie H. influenzae é dividida em cepas tipáveis (encapsuladas) e não tipáveis (não encapsuladas). Entre as cepas tipáveis, H. influenzae sorotipo b (Hib) é a mais virulenta. Em áreas do mundo onde a vacinação contra Hib não é difundida, Hib é uma das principais causas de meningite e epiglotite em crianças e pneumonia em adultos.
A dosagem de anticorpos anti Haemophilus pode ser útil para monitorização do estado imunológico humoral após um período de 4-6 semanas após a imunização completa; para diagnóstico da infecção por Haemophilus influenzae tipo B por monitoramento repetido das concentrações de anticorpos, no período agudo e convalescente (intervalo de 4 semanas); avaliação de risco em pacientes imunocomprometidos levando a falha na vacinação.

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


A hepatite E tem transmissão fecal-oral e apresenta clínica similar a hepatite A, sendo, porém, mais severa. Apresenta período de incubação de 2 a 9 semanas, com alto percentual de casos fatais em gestantes (20%).

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- Intervalo entre mamadas para lactentes.

Utilidade

 

Os adenovírus são uma importante causa de doenças febris em crianças pequenas, mais frequentemente associados a síndromes do trato respiratório superior, como faringite ou coriza, mas também podem causar pneumonia e menos comumente doenças gastrointestinais, oftalmológicas, geniturinárias, neurológicas e disseminadas. Várias abordagens diferentes estão disponíveis para o diagnóstico específico de infecção por adenovírus.
Os ensaios de antígenos virais específicos para adenovírus e os ensaios de reação em cadeia da polimerase (PCR) são usados com mais frequência.
Os ensaios de antígenos são o teste de escolha para a detecção do adenovírus fastidioso tipos 40 e 41 em amostras de fezes. Esses adenovírus entéricos são geralmente "não cultiváveis" e uma importante causa de diarreia em lactentes.

 

 

Material


Fezes

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- Fezes recentes, coletadas em frasco limpo.

Utilidade


O diabetes mellitus tipo 1 é caracterizado pela infiltração
linfocítica das ilhotas pancreáticas e autoanticorpos contra uma
variedade de antígenos das células beta. Anti-GAD são observados em 70
a 80% dos pré-diabéticos tipo 1, incluindo 7 a 8% dos diabéticos com
início na vida adulta.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.

Utilidade


Histonas são proteínas associadas ao DNA genômico. Anticorpos anti-histonas ocorrem no lupus induzido por drogas em 96% dos pacientes, juntamente com anticorpos para o ss-DNA. No LES pode ser encontrado em 50% a 70% dos pacientes e na AR em 20% dos casos. Procainamida, hidralazina, quinidina e anticonvulsivantes, entre outras, são drogas relacionados com o lúpus induzido por drogas.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- Intervalo entre mamadas para lactentes.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Essencialmente, todos os pacientes tratados com insulina de porco ou boi desenvolvem anticorpos anti-insulina. Entretanto, resistência insulinica clinicamente aparente mediada por tais anticorpos raramente e observada (0,01%) nos pacientes tratados. A maioria dos anticorpos anti-insulina são IgG, mas poucos são IgE. A presença de anticorpos anti-insulina pode ocasionar alteração nos resultados dos ensaios para insulina.
Pode estar presente em 16 a 69% dos pacientes com diagnostico de diabetes mellitus tipo 1.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.

Utilidade

Para investigação da auto-imunidade da glândula adrenal existem duas possibilidades metodológicas. A primeira é a imunofluorescência indireta, realizada em lâminas de tecido adrenal. A segunda é realizada através de radioprecipitação com a enzima 21-hidroxilase marcada, tendo em vista a descoberta de que a 21-hidroxilase é o maior auto-antígeno reconhecido pela imunofluorescência. Ambos os testes podem receber a denominação genérica de anticorpo anti-adrenal, o ideal é o médico especificar qual o método para realização. No Hermes Pardini realizamos apenas por imunofluorescência indireta.
Os exames apresentam diferenças de desempenho clínico e custo.

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


A peroxidase tireoidiano (TPO), uma enzima que cataliza as etapas de
iodinação e acoplamento da biosíntese do hormônio tireoidiano, e
agora conhecida como o principal antígeno microssomal. O principal uso deste exame é a confirmação do diagnóstico de tireoidite autoimune. O anticorpo anti-TPO tem sido utilizado no lugar da determinação do anticorpo antimicrossomal. Anticorpos anti-TPO podem ser detectados em pessoas sem doença tireoidiana significativa. Eles não definem o status funcional tireoidiano do paciente. Substitui com vantagens os anticorpos antimicrossomais.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.

Utilidade


Os anticorpos anti nucleossomo são marcadores diagnósticos de lupus
eritematoso sistêmico, com uma sensibilidade de 60% a 70% e
especificidade em torno de 95% a 100%. Aparecem precocemente no curso
da doença e seus níveis séricos guardam correlação com o grau de
atividade da doença, especialmente com atividade de nefrite.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum obrigatório de 8 horas.


DOWNLOAD PDF

Utilidade

Anticorpo Anti Ovariano

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- Informar no momento do cadastro medicamentos em uso (o paciente não deve estar usando GNRH ou medicação imunosupressora).

Utilidade:

 

A administração de heparina por 4 dias ou mais pode levar à formação de anticorpos estimulada pelo complexo heparina-fator 4 plaquetário (F4P). Neste processo a heparina se liga à PF4 que reage com anticorpos específicos (geralmente IgG) formando um imunocomplexo com a capacidade de se ligar às plaquetas e ativá-las. Estas reações resultam na trombocitopenia imunológica induzida por heparina, uma síndrome imuno-hematológica caracterizada por um estado de hipercoagulabilidade e formação de trombos.  

Material

 


Plasma citratado congelado.

 

Instruções

 


- Jejum não obrigatório.

- Exame realizado somente na central de segunda a sexta das 07:00-11:00H.

Utilidade


Os anticorpos anti-Saccharomyces cerevisiae (ASCA), juntamente com anticorpos anti-neutrófilos (pANCA), encontram-se entre os dois marcadores mais úteis e muitas vezes discriminante para a colite. ASCA tende a reconhecer a doença de Crohn com mais frequência, ao passo que pANCA tendem a reconhecer colite ulcerativa. Ambas as doenças causam inflamação intestinal, mas possuem diferentes quadros clínicos e opções terapêuticas. A doença de Crohn geralmente afeta a porção distal do intestino delgado, podendo também afetar alguma outra parte do trato digestivo. A inflamação é assimétrica e segmentada, aprofundando-se nos tecidos afetados. Na retocolite ulcerativa, a inflamação é confinada ao colo e reto, é simétrica e contínua desde o reto proximal, e envolve as camadas mais altas de revestimento do colo e reto. Os Anticorpos Anti-Saccharomyces cerevisiae IgG e IgA são encontrados com prevalência significativamente maior em pacientes com doença de Crohn (60 a 70%) do que em pacientes com retocolite ulcerativa (10 a 15%).

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Exame útil no diagnóstico de infecção causado pela espiroqueta Borrelia burgdorferi, transmitida pelo carrapato , e leva à doença Lyme. 
 

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório


DOWNLOAD PDF

Utilidade


Teste destinado à avaliação da resposta molecular ao tratamento empregado em pacientes com diagnóstico de LMC; visando fornecer, a partir dos valores fornecidos pelo teste, informações sobre a comportamento da doença em virtude do tratamento empregado, se está sendo efetivo ou não.

 

Material


Sangue total em EDTA/Aspirado medular em EDTA

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- Obrigatório preenchimento pelo médico do questionário para exame oncohematológico.
- Exame coletado somente na central de segunda a quinta até as 13:30.
- Não coletamos em feriados e véspera de feriado.
- Não realizamos a coleta de aspirado medular por se tratar de um procedimento médico.

Utilidade


Exame útil no diagnóstico de infecção causado pela espiroqueta Borrelia burgdorferi, transmitida pelo carrapato , e leva à doença Lyme. 

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


E o antígeno de superfície (Austrália) do vírus da hepatite B. Torna-se detectável 2 a 8 semanas após inicio da infecção, duas a seis semanas antes das alterações da ALT e duas a cinco semanas antes dos sinais e sintomas. Ocasionalmente, pode ser detectado apenas após 12 semanas. Nos casos agudos e auto-limitados, o HBsAg usualmente desaparece em 1 a 2 meses após inicio dos sintomas. Persistência do HBsAg por vinte semanas apos a infecção primaria prediz persistência de positividade indefinidamente. Em termos práticos, sua positividade está associada com infecciosidade, estando presente nas infecções aguda ou crônica pelo HBV. Um resultado de HBsAg positivo deve sempre ser confirmado e complementado com outros marcadores de infecção. Deve-se considerar, ainda, a detecção de HBsAg positivo transitória após vacinação.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


O 5-HIAA é um metabólito da serotonina usado como marcador de tumores
carcinóides (tumores neuroendócrinos que originam-se principalmente
nos tratos respiratórios e gastrointestinais). Alimentos ricos em
serotonina devem ser evitados antes e durante a coleta. Medicamentos
usados podem interferir no resultado do exame: levodopa, imipramina,
acido dihidrofenilacetico, metildopa, antidepressivo IMAO, morfina,
acetominofen, acido acético, salicilatos, formaldeido, isoniazida,
fenotiazinas, xaropes com glicerilguacolato e naproxifeno.
As concentrações do 5-HIAA podem estar normais com tumores carcinóides
não metastáticos e na síndrome carcinóide, particularmente, em
pacientes sem diarréia. Alguns pacientes com síndrome carcinóide
excretam ácidos indólicos não hidroxilados que não são medidos pelo
teste do 5-HIAA. O 5-HIAA encontra-se aumentado nos pacientes com má-
absorção e níveis aumentados de metabólitos urinários do triptofano (doença celíaca,
sprue tropical, Doença de Whipple, fibrose cística, etc.), e em
pacientes com obstrução crônica do trato intestinal além de alguns
pacientes com tumores de ilhota não carcinóides. Seus níveis exibem
uma correlação ruim com a gravidade da doença. Níveis aumentados são
observados na gravidez, ovulação e estresse.

 

Material


Urina 24 de horas

 

Instruções


- O paciente deverá permanecer 24 horas antes e durante a
coleta da amostra sem ingerir abacate, abacaxi, ameixa,
banana, berinjela, pickles, nozes, tomate, pois interferem no resultado.
- Alguns medicamentos podem interferir, e o médico deve estar ciente
do uso e somente ele pode suspendê-lo: Acetaminofen,
Ácido Acético, ácido Dehidroxifenilacetico, Ácido Gentisico, Ácido
Homogentisico, Fenotiazinas, Formaldeído, Imipramina, Isoniazida,
Inibidores da Mao, L-Dopa, (Levodopa) Metil Dopa, Morfina, Naproxifeno,

Salicilatos, Xaropes para tosse com gliceril guacolato.
- Não fazer esforço físico durante a coleta.
- O paciente deverá manter sua rotina diária.
- Não é necessário aumentar a ingestão de líquidos, exceto sob
orientação médica.

Utilidade


Teste utilizado no diagnóstico da síndrome do anticorpo antifosfolípide (AFL). Esta pode ser primária (na ausência de outros autoanticorpos e manifestações clínicas dos LES) ou associada ao LES (15% dos casos).
Anticorpos antifosfolípides levam à manifestações clínicas vasoclusivas, que incluem trombose venosa, oclusão arterial, livedo reticular e perda fetal além de manifestações hematológicas: trombocitopenia, anemia hemolítica e neutropenia. O diagnóstico é considerado definido quando duas ou mais manifestações clínicas (vasoclusiva ou hemocitopênicas) são encontradas e pelo menos um dos critérios laboratoriais é encontrado.
Na pesquisa laboratorial para anticorpos anti-fosfolípides é recomendado a realização de ensaios para pesquisa de anticoagulante lúpico e anticorpos anti-cardiolipina, pois podem estar presentes de forma isolada.
Anticorpos anti-cardiolipina IgG estão presentes em níveis moderados a elevados (maior que 40 GPL) e são mais específicos que os IgM para
síndrome do AFL. Entretanto, alguns casos apresentam anticorpos apenas IgM ou, mais raramente, IgA. Podem estar presentes em outras doenças como: artrite reumatóide, doenças infecciosas (sífilis, tuberculose, hanseníase, endocardite infecciosa, infecção pelo HIV, infecções virais agudas) e em indivíduos utilizando clorpromazina.
Nesses casos encontra-se, em geral títulos baixos e do isotipo IgM, não se observando fenômenos trombóticos.
É importante lembrar que testes negativos não afastam completamente a presença de anticorpos antifoslípides. Na vigência de uma trombose aguda, os títulos destes anticorpos podem declinar transitoriamente a níveis normais.

 

Material


Sangue

 

Instruções


Jejum não obrigatório.


DOWNLOAD PDF

Utilidade


O ácido trans,trans-mucônico é um indicador biológico de exposição ao benzeno para avaliar baixas exposições a este solvente no ambiente de trabalho. O benzeno é um líquido incolor, volátil, praticamente insolúvel em água. É empregado na indústria química e petroquímica de calçados e de colas sintéticas.Também é componente na fabricação de gasolina, tintas, removedores, tinturas, inseticidas, plástico, borrachas, detergentes, explosivos e produtos farmacêuticos. O benzeno é biotransformado principalmente no fígado formando, entre outros metabólitos, o ácido trans, trans-mucônico que é excretado na urina.

 

Material


Urina

 

Instruções


- Próximo à realização da coleta evitar a ingestão de alimentos que contenham Ácido Sórbico (Sorbato) em sua composição.
- Coletar em frasco apropriado a amostra no início do primeiro dia da semana da jornada de trabalho, ou antes do período de exposição. Manter a amostra refrigerada desde o momento da coleta.