loader

Exames e Serviços

Confira abaixo os exames realizados pelo Instituto de Biomedicina do ABC

Pesquisar Exame

Utilidade


A Leucemia Mielóide Crônica (LMC) é a doença mieloproliferativa mais comum. A LMC caracteriza-se pela presença do cromossomo Philadelphia (Ph), que resulta da fusão de parte do oncogene ABL no cromossomo 9 com o gene BCR no cromossomo 22. Esta fusão é denominada translocação BCR/ABL (p190 e p210) ou translocação t(9;22). Embora o diagnóstico da LMC possa ser feito por análise citogenética, a detecção da translocação BCR/ABL através da Reação em Cadeia da Polimerase Reversa (RT-PCR) é considerada a técnica mais sensível para diagnóstico desta leucemia. Devido a sua alta sensibilidade, a RT-PCR é indicada não só para o diagnóstico inicial da LMC, mas também para identificação de células malignas resistentes após tratamento com quimioterápicos (Doença Residual Mínima) e na monitorização de pacientes submetidos a transplante de medula. Finalmente, o controle e a cura da LMC necessitam de um diagnóstico exato, preciso e com alta sensibilidade que só a técnica da Reação em Cadeia da Polimerase Reversa (RT-PCR) pode oferecer. Através dessa técnica é possível detectar de forma muito sensível a translocação entre os cromossomos 9 e 22 (cromossomo Philadelphia), caracterizando geneticamente a Leucemia Mieloide Crônica (LMC).

 

Material


Sangue total EDTA ou Aspirado Medular em EDTA

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- Obrigatório preenchimento pelo médico do questionário para doenças oncohematológicas.
- Exame coletado somente na central de segunda a quinta até as 13:30.
- Não coletamos em feriados e véspera de feriado.
- Não realizamos a coleta de aspirado medular por se tratar de um procedimento médico.

Utilidade


A Beta-2-Microglubulina e uma proteína de baixo peso molecular
presente na superfície de todas as células nucleadas. E o componente
de cadeia leve do complexo antígeno leucocitário humano classe I
(HLA). Valores elevados são encontrados em um grande numero de
doenças, incluindo insuficiência renal (de qualquer etiologia),
mieloma múltiplo, outros linfomas, neoplasias, inflamação crônica,
amiloidose e Imunodeficiência com complicações granulomatosas.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.

Utilidade


A gonadotrofina coriônica é um hormônio glicoprotéico produzido pelas células do sinciotrofoblasto da placenta. A sensibilidade do método usado é de 2 UI/L, o que permite o diagnóstico precoce da gravidez, a partir do primeiro ou do segundo dia de atraso menstrual ou seja, de 10 a 16 dias após a concepção. As variações dos níveis de hCG são muito grandes, o que dificulta seu emprego para a avaliação de idade gestacional. Normalmente, os níveis de hCG duplicam a cada 36-48 horas no início da gestação.
O hCG também é um marcador de tumores trofoblásticos e testiculares e de outros tumores que o produzam.
 

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade

 


Indica níveis elevados de gonadotrofina coriônica, que é um hormônio glicoprotéico produzido pelas células do sinciotrofoblasto da placenta, Indicando gestação.


Material

 


Soro


Instruções

 


- Jejum não obrigatório.
- Informar no momento do cadastro a idade e data da última menstruação e uso de medicamentos

 

Utilidade

BORDETELLA PERTUSSIS, ANTICORPOS IgA

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.

Utilidade


Alguns fatores como reação cruzada entre as espécies de Bartonella e a prevalência de reatividade, variando entre 4-6 % na população geral, podem criar dificuldade de interpretação, devido formação de testes falsos positivos. Apesar de utilizar antígenos das duas espécies de Bartonella, deve-se sempre lembrar que são responsáveis por doenças e vetores distintos, ambas não prevalentes no nosso meio. A Bartonella quintana manifesta-se através de bacteremia, endocardite e angiomatose bacilar, cujo vetor mais comum seria o piolho (Pediculus humanus). A infecção causada por Bartonella henselae, mais conhecida como a doença da arranhadura do gato; define-se como uma doença infecciosa caracterizada com linfadenopatia regional, geralmente auto-limitada, tendo o gato seu reservatório natural. Títulos entre 1:64 e 1:256 podem representar uma possível infecção por Bartonella, os maiores que 1:256 ou IgM positivo, uma infecção ativa ou recente. Recomenda-se ainda a repetição do exame sorológico em 10 a 14 dias, para avaliar aumento na titulação dos mesmos, para confirmar a infecção, associado as manifestações clínicas do paciente. A sensibilidade e especificidade deste exame é limitada.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.

 

Utilidade


A bilirrubina é um produto de quebra da hemoglobina no sistema retículo-endotelial. É conjugada no fígado para, a seguir, ser excretada na bile. O teste é útil para o diagnóstico diferencial de doenças hepatobiliares e outras causas de icterícia. A icterícia torna-se clinicamente manifesta quando a bilirrubina total é maior que 2,5 mg/dL. Causas de aumento da bilirrubina direta (conjugada): doenças hepáticas hereditárias (Dubin-Johnson, Rotor), lesão de hepatócitos (viral, tóxica, medicamentosa, alcoólica) e obstrução biliar (litíase, neoplasias). Níveis de bilirrubina direta maiores que 50% dos valores totais são sugestivos de causas pós-hepáticas. Causas de aumento da bilirrubina indireta: anemias hemolíticas, hemólise autoimune, transfusão de sangue, reabsorção de hematomas, eritropoiese ineficaz e doenças hereditárias (Gilbert, Crigler-Najar). Uso de drogas que ativam o sistema microssomal hepático podem reduzir as bilirrubinas.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- A coleta deve ser realizada no período da manhã, até as 11:30 horas.

 

 

Utilidade


A deficiência da biotinase é uma doença metabólica tratável na qual o organismo não consegue obter a vitamina BIOTINA da maneira adequada. Esta doença é autossômica recessiva. O seu diagnóstico precoce com o início do tratamento, ainda nos primeiros meses de vida, assegura ao bebê a possibilidade de uma vida normal, sem qualquer sintoma da doença. A sintomatologia inclui hipotonia, convulsões, ataxia, dermatite, alopecia, alterações visuais e surdez. Os metabólitos urinários
consistem em ácidos lático, 3-hidroxipropiônico, 3-hidroxisovalérico, 3-metilcrotonilglicina, 3-metilcitrato.
As técnicas que identificam os indivíduos afetados pela deficiência da biotinidase se baseiam na determinação da atividade da
enzima no soro. A detecção de portadores também é possível em muitos casos, já que estes costumam apresentar atividade intermediária.


Material


Plasma (Heparina)


Instruções


- Jejum desejável de 4 horas.

Utilidade

 

Dosagem de Biotina

Material


Sangue total (EDTA) preferencialmente ou Sangue total (Heparina)

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- Exame coletado de segunda a quinta na central e de segunda a quarta nas unidades.

Utilidade


Detecção qualitativa de antígenos específicos da giardia em amostras de fezes. A Giardia lamblia é um protozoário intestinal que infecta
humanos e animais com transmissão fecal-oral, por água e alimentos contaminados. Trata-se de um imunoensaio enzimático que detecta
proteínas especificas da parede do cisto. Apresenta sensibilidade entre 85 e 98% e especificidade superior a 90%.

 

Material


Fezes

 

Instruções


- Aproximadamente metade do frasco de fezes (frasco próprio).
- Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Em casos de crianças utilizar
coletor de urina, se necessário.
- Evitar o uso de laxantes, antiácido, contraste oral (utilizado em exames radiológicos) e supositórios nos 3 dias que antecedem ao exame
e no dia da coleta.
- Defecar em vasilhame limpo e seco.

Utilidade:

O Paracoccidioides brasiliensis é o agente etiológico da paracoccidioidomicose. Consideram-se significativos títulos maiores que 1:16. Nas formas clínicas com a doença em atividade, títulos mais elevados podem ser encontrados. Após tratamento específico, observa-se queda em tais valores. Existe a possibilidade de ocorrerem reações cruzadas com antígenos de outros fungos, especialmente do histoplasma, prevalecendo, para o diagnóstico, a reação que apresentar maior título com o respectivo antígeno.

Material:

Sangue

Instruções:

- Jejum não obrigatório.

Utilidade


Pesquisa de tuberculose pulmonar, antes ou após tratamento.



 

 

Material


Escarro

 

Instruções


- Colher de preferência a primeira amostra da manhã (material mais concentrado).
- O paciente deve enxaguar previamente a boca com água várias vezes.
- Evitar uso de antisséptico bucal.
- Evitar o uso de creme dental.
- Coletar amostra obtida após tosse profunda.
- Evitar saliva.
- O número de amostras deverá ser definido pelo clínico, podendo ser em dias alternados ou contínuos.

- O exame será coletado no laboratório.

Utilidade


O pró-BNP e o BNP (brain natriuretic peptide) são marcadores da função miocárdica, sendo úteis no diagnostico auxiliar, monitorização do tratamento e definição de prognostico na insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Estes peptídeos natriuréicos são sintetizados e armazenados em resposta ao aumento da pressão transmural nas câmaras cardíacas. O pré-hormônio precursor do BNP é um polipeptídeo de peso molecular mais alto, o pró-BNP. Ensaios desenvolvidos para o fragmento N-terminal do pró-BNP (NT-proBNP) tem se mostrado tao eficazes como o BNP para evidenciar a disfunção ventricular. Apresentam sensibilidade de 82% e especificidade de 92% para diagnostico de ICC.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.
- As amostras não devem ser colhidas em pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (acima de 5 mg/dia) até, no mínimo, 48 horas após a última administração, ou a critério médico.


DOWNLOAD PDF

Utilidade:

O gene BRAF está envolvido na cascata de sinalização intracelular e está diretamente ligado à multiplicação celular. Vários tipos de tumores apresentam mutações no gene BRAF, incluindo melanomas, carcinomas de tireóide, câncer colorretal, câncer de pulmão, dentre outros. A mutação mais comumente detectada é a V600E (cerca 80-90% dos casos), mas ocasionalmente também são detectadas outras mutações, como V600K, V600R ou V600D. Neste teste são analisadas mutações no códon V600. A pesquisa das mutações é de fundamental importância para a escolha da terapia farmacológica mais adequada, especialmente no melanoma metastático e no câncer colorretal.

Material:

Bloco de parafina + lâmina 

Instruções:

Levar na unidade:

Bloco de parafina + lâmina + laudo de anatomo + formulário DIAGNOSTIKA

Utilidade


Brucelose é uma zoonose causada por cocobacilos gram-negativos
intracelulares. O diagnóstico sorológico pode ser obtido pela
soroaglutinação ou por imunoensaio.
O imunoensaio enzimático permite detecção de anticorpos IgM e IgG, na
brucelose, podendo ser usado para diagnóstico e seguimento do
paciente. Apresenta boa sensibilidade e reprodutibilidade. A IgG persiste por anos após a infecção. Aumento de IgG, em amostras pareadas, em pacientes sintomáticos sugere infecção recente. A IgM pode ser encontrado em 30% dos pacientes crônicos.

 

Material


Soro

 

Instruções


Jejum não obrigatório.

Utilidade


Brucelose é uma zoonose causada por cocobacilos gram-negativos
intracelulares. O diagnóstico sorológico pode ser obtido pela
soroaglutinação ou por Imunoensaio enzimatico. Neste caso, permite
detecção de anticorpos IgM e IgG, na brucelose, podendo ser usado para diagnóstico e seguimento do paciente. Apresenta boa sensibilidade e reprodutibilidade. A IgG persiste por anos após a
infecção. Aumento de IgG, em amostras pareadas, em pacientes sintomáticos sugere infecção recente. A IgM pode ser encontrado em 30% dos pacientes crônicos.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum não obrigatório.

Utilidade


Brucelose é uma zoonose causada por cocobacilos gram-negativos
intracelulares. O diagnostico sorológico pode ser obtido pela
soroaglutinação ou por imunoensaio. O teste de aglutinação em tubo (SAT), também denominado Prova Lenta ou Teste de Wright, ainda é o padrão ouro para detecção de aglutininas brucélicas. Este teste identifica anticorpos aglutinantes das classes IgM, IgG e IgA. Considera-se títulos iguais ou maiores 1:600 como evidencia significativa de infecção ativa. Em qualquer população, a ocorrência de um aumento de quatro vezes nos títulos, em um intervalo de 2 a 4 semanas, é indicativo de infecção
ativa. O achado de títulos mais baixos não são incomuns nos quadros crônicos. Resultados falso-negativos são raros e podem resultar de fenômeno prozona ou da presença de anticorpos bloqueadores. Resultados falso-positivos na SAT também são incomuns, mas podem decorrer da presença de fator reumatóide e reações cruzadas com anticorpos contra Francisella Tularensis, Escherichia coli, Vibrio cholerae e Yersinia enterocolitica.
O imunoensaio enzimático permite detecção de anticorpos IgM e IgG,
na brucelose, podendo ser usado para diagnostico e seguimento do
paciente. Apresenta sensibilidade e reprodutibilidade superior à
soroaglutinação. A IgG persiste por anos após a infecção. Aumento de IgG, em amostras pareadas, em pacientes sintomáticos sugere infecção recente. A IgM pode ser encontrado em 30% dos pacientes crônicos.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.
- Intervalo entre mamadas para lactentes.

Utilidade


O 1,3-Butadieno (butadieno, BD) é um importante produto na indústria petroquímica. É utilizado na fabricação de borrachas usadas na produção de pneus de carros e caminhões. Polímeros de butadieno são também utilizados numa variedade de outras aplicações industriais, incluindo a produção e síntese de certos produtos de látex, resinas e borracha nitrílica. O 1,2 dihidroxi-4-(N-acetilcisteinil) butano é um metabólito do butadieno pesquisado na urina e utilizado para avaliação de sua exposição ocupacional.

 

Material


Urina (Frasco de Tampa Cristal)

 

Instruções


- Coletar urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição.

Utilidade


O CA15-3 é um marcador tumoral utilizado para auxiliar na detecção do câncer de mama. Estudos indicam que a elevação do CA15-3 varia de acordo com o estadiamento da paciente. A sensibilidade varia de acordo com a massa tumoral e o estadiamento clínico, sendo de 88% a 96% na doença disseminada. Apenas 23% dos casos apresentam aumento deste marcador na fase inicial. Aumento superior a 25% na concentração do CA15-3 correlaciona-se com a progressão da doença em 80% a 90% dos casos, e a diminuição em sua concentração está associada à regressão em 70% a 80%. Níveis séricos muito elevados estão associados à pior sobrevida. O CA15-3 é utilizado para diagnóstico precoce de recidiva, precedendo os sinais clínicos em até 13 meses.
Níveis elevados de CA15-3 foram observados também, em várias outras neoplasias, como câncer de ovário, pulmão, colo uterino, hepatocarcinoma e linfomas. E observados também em várias outras doenças, como hepatite crônica, tuberculose, sarcoidose e lúpus eritematoso sistêmico.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum aconselhável de 4 horas.
- Pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (i.e. Superior a 5 mg/dia) devem aguardar no mínimo 8 horas após a última administração de biotina para coletar o exame.

 

Utilidade

 


O cortisol e secretado pelo córtex da adrenal em feedback com o hormônio adrenocorticotrópico (ACTH). É essencial para o metabolismo e funções imunologicas. Sua concentração encontra-se elevadas nos casos de Síndrome de Cushing e stress. Apresenta-se reduzido na doença de Addison e nos casos de hipopituitarismo (com produção deficiente de ACTH). Dosagens basais e após supressão por dexametasona possuem utilidade diagnóstica. As concentrações plasmáticas de cortisol são influenciadas pelo CBG (Proteína carreadora do cortisol).


Material

 


Soro


Instruções

 


- Informar no momento do cadastro medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia, hora da ultima dose. Se mulher, informar uso de anticoncepcional.
- O paciente deve chegar na unidade com no minimo 10 minutos de antecedência para a coleta acontecer as 16:00.
- Jejum não obrigatório.

 

Utilidade


O CA19-9 é indicado no auxílio ao estadiamento e monitoramento no tratamento em primeira escolha de câncer de pâncreas e trato biliar e, em segunda escolha no câncer colo retal. É obtida maior sensibilidade diagnóstica quando um teste para CA 19-9 é combinado com análise de imagem, como ultrassonografia ou tomografia. Essa combinação é útil na obtenção de diagnóstico em pacientes suspeitos de câncer de pâncreas que tiveram resultado negativo ou indeterminado em estudos de imagem. Em menor frequência, positiva-se também no câncer de mama, pulmão, cabeça e pescoço. Algumas doenças como cirrose hepática, pancreatite, doença inflamatória intestinal e doenças auto imunes podem elevar o níveis sanguíneos de CA19-9.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum aconselhável de 4 horas.
- Pacientes em tratamento com doses elevadas de biotina (i.e. Superior a 5 mg/dia) devem aguardar no mínimo 8 horas após a última administração de biotina para coletar o exame.

Utilidade


O C1q é uma das subunidades do primeiro componente do complemento C1. Níveis séricos de C1q estão diminuídos na doença de imunocomplexos, lupus eritematoso sistêmico (LES) e meningites. É útil no diagnóstico de deficiências hereditárias e monitoração de tratamento do LES.

 

Material


Soro

 

Instruções


- Jejum obrigatório de 8 horas.

Utilidade:

A dosagem de anticorpos IgE específicos é utilizada para a identificação do alergeno responsável pelas síndromes clínicas mediadas por IgE, tais como alergia alimentar, alergia a venenos de insetos, anafilaxia, asma, conjuntivite, rinite e síndrome de alergia oral.
Os IgEs múltiplos são testes de triagem para a pesquisa de anticorpos contra painéis (mix) de diferentes alergenos. São indicados principalmente para a exclusão de alergia em pacientes com baixa a moderada probabilidade pré-teste da doença, ou quando não é possível identificar um alergeno desencadeante específico pela história clínica. O painel de IgE múltiplo deve ser selecionado com base no modo de exposição (inalação, ingestão de alimentos ou drogas, picada de insetos), tipo de sintomas (respiratórios, gastrointestinais, cutâneos, sistêmicos) e possível alérgeno envolvido (poeira, pelo de gato, leite, pólen, veneno de vespa, etc).
Uma vez detectados anticorpos IgEs no teste múltiplo, está indicada a solicitação dos testes específicos isolados que compõem o painel. A solicitação indiscriminada de testes IgEs múltiplos está associada com muitos resultados falsos-positivos, visto que a prevalência de sensibilização na população geral é maior que a prevalência de doença sintomática.

Material:

- Sangue

Instruções:

Jejum não obrigatório

Utilidade

A dosagem de anticorpos IgE específicos é utilizada para a identificação do alergeno responsável pelas síndromes clínicas mediadas por IgE, tais como alergia alimentar, alergia a venenos, anafilaxia, asma, conjuntivite, rinite e síndrome de alergia oral.
O(s) tipo(s) de IgE deve(m) ser selecionado(s) com base no modo de exposição (inalação, ingestão de alimentos ou drogas, picada de insetos), tipo de sintomas (respiratórios, gastrointestinais, cutâneos, sistêmicos) e possível alérgeno envolvido (poeira, pelo de gato, leite, pólen, veneno de vespa, etc).
A solicitação indiscriminada de testes IgEs específicos está associada com muitos resultados positivos sem correlação com o quadro clínico, visto que a prevalência de sensibilização na população geral é maior que a prevalência de doença sintomática. Portanto, IgE específico pode ser detectado em indivíduos assintomáticos quando o exame é solicitado na ausência de sintomas compatíveis com alergia.
A presença de anticorpos dirigidos contra determinantes antigênicos comuns a vários alergenos, como tropomiosina, pode resultar na detecção de anticorpos IgE específicos para múltiplos alergenos. Nestes casos, está indicada a pesquisa de IgE específico dirigido a componentes alergênicos.
Eventualmente, o resultado de um IgE específico pode ser indetectável na presença convincente de manifestação alérgica, seja porque o paciente apresenta níveis de IgE abaixo da sensibilidade analítica do ensaio, ou devido à baixa concentração do alergeno no extrato.

Material


Soro

Instruções


- Jejum não obrigatório.